Skip to content

O Luar e a Rainha – Ivan Lessa

04/07/2015

O Luar e a RainhaEm tempos de profunda profusão de informações, com as redes sociais e a internet protagonizando mil causas e causos por dia, entender com um mínimo de senso crítico e profundidade o que acontecer ao nosso redor fico mais desafiador ainda. E nesses tempos é preciso compreender a diferença entre ter acesso a informação e decodificá-la, conseguindo sintetizá-la numa análise, numa leitura de mundo. Pode ser que esse seja um dos grandes problemas do mundo atual: essa maremoto de acontecimentos passando pelos nossos olhos em tempo real (ou não), e que não nos dão tempo para uma digestão adequada. As conclusões acabam se tornando velozes e superficiais. Isto posto, penso ser a crônica inteligente e bem colocada uma das formas mais prudentes de se poder ler bem esse vasto panorama de acontecimentos. E um dos nossos exímios leitores de realidade é o paulista criado no Rio de Janeiro e radicado em Londres, Ivan Lessa, que cumpre esse papel com um quê de excelência nesse seu “O Luar e a Rainha”, que saiu em 2005 pela Companhia das Letras.

Reunião de crônicas publicadas durante cinco anos no site da BBC, “O Luar e a Rainha” nos apresenta um leque de insólitas situações e notícias do primeiro, segundo e terceiro mundo com a ironia e a competências típicas de Lessa. De texto fluído e fácil, o autor pede que leiamos com um olhar mais demorado, mas sem nos fazer perder o senso de velocidade. Afinal, nesse mundo corrido, tempo é trabalho e (espera-se) dinheiro. As crônicas de Ivan servem como uma lente de aumento sobre os mais diversos eventos, desde guerras até as mais estúpidas pesquisas que saem aos montes e alimentam as timelines daqueles que não tem nada melhor para fazer.

Enxergando o mundo de Londres (Lessa morou há décadas por lá), as crônicas nos permitem perceber uma leitura de certa (e apropriada) distância e nos dá algumas constatações, meio óbvias, do nonsense, do ridículo e o absurdo como componentes constituintes do mundo. Ainda que quase britânico, Ivan Lessa não perde a brasilidade, evidenciadas pela gaiatice que atravessa todas suas crônicas. Nada escapa de ser comentado. E independente do assunto em pauta, seja nacional ou internacional, o olhar de Lessa permanece o mesmo: cirúrgico.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: